sábado, 3 de outubro de 2009

Eventos

O município tem-se destacado como um grande pólo de turismo de eventos do estado, aquecendo a economia durante todo o ano.

  • Em janeiro, no segundo domingo, promove a sua tradicional Festa de Reis, .
  • Em fevereiro, blocos carnavalescos fazem a semana pré-carnavalesca e animam os foliões da cidade e os turistas que vem se hospedar na cidade, dentre os blocos de carnaval existe o tradicional bloco do Zé Pereira fundado há mais de 100 anos que sai no sabádo de carnaval, além do Carnaval da Rua do Norte, chamado NORTE EM FOLIA, e outras troças que saem de outros bairros para se encontrar no NORTE FOLIA.
  • Durante a Semana Santa, em abril, Gravatá é um dos maiores pólos de animação do estado, estando incluída no Roteiro da Paixões. Nesse período, atores locais encenam a Paixão de Cristo e são promovidos grandes shows musicais, no Pátio de Eventos, com atrações de todos os gêneros. (Estima-se que 300 mil pessoas em média visitam a cidade nesta época).
  • No mês de maio, abre-se espaço para o turismo religioso, com as Festividades de Frei Damião. Uma grande caminhada sai da Igreja Matriz de Sant'Ana e vai até a Capela do Riacho do Mel, onde Frei Damião celebrou sua primeira missa no Brasil.
  • Em junho, o São João, que apesar de explorado há pouco tempo (a partir de 2002), já é considerado um dos maiores e melhores do país.
Na primeira quinzena do mês é realizado o São João Comunitário, que se trata de uma caravana que sai do centro da cidade, todas as noites, com destino a um bairro ou distrito, com quadrilhas matutas, trios pés de serra e muita comida típica, totalmente gratuito.
Na segunda quinzena, no Pátio de Eventos, totalmente decorado com bandeirinhas e balões, são realizados concursos de quadrilha matuta e shows de artistas nacionais, além de atrações locais e regionais. (Neste período, a visitação à cidade chega a marca de 500 mil pessoas).
  • Em julho é comemorado o mês da padroeira da cidade, Sant'Ana, com missa todos os dias e procissão no dia 26, que lhe é dedicado.
  • Na primeira semana de agosto, acontece a Feira da Estação, encerrando o Circuito do Frio, evento realizado pelo Governo do Estado, que percorre cidades de Pernambuco com oficinas e apresentações culturais e musicais.
  • Em setembro, os setores da economia (móveis, artesanato, gastronomia, flores e morangos) promovem o Festival Cultural.
  • Em dezembro, as principais ruas e praças da cidade são contempladas com uma decoração e iluminação toda especial para o Natal da Paz. Artistas de todos os estilos (academias de dança, corais, teatro e bandas) se apresentam em praças do centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário