segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Banda XV de Novembro – 115 anos de história e vida em Gravatá

“É uma emoção fazer parte dessa história e acompanhar de perto toda essa trajetória de sucesso e união. Costumo dizer que Gravatá é uma cidade encantada, que possui musicalidade em todos os cantos. Gravatá respira música e a Banda XV de Novembro, faz parte desse ar musical”, disse emocionada a secretária da Banda, professora Lurdinha como é conhecida.



“É uma emoção fazer parte dessa história e acompanhar de perto toda essa trajetória de sucesso e união. Costumo dizer que Gravatá é uma cidade encantada, que possui musicalidade em todos os cantos. Gravatá respira música e a Banda XV de Novembro, faz parte desse ar musical”, disse emocionada a secretária da Banda, professora Lurdinha como é conhecida. Este ano a tradicional Banda XV de Novembro, filha de Gravatá, completa oficialmente 115 anos de tradição. Ao longo desse mais de um século de vida, muitas histórias para contar e mais ainda, muito a comemorar.





A HISTÓRIA

Por falta de registro, não se sabe ao certo quem fundou a banda XV de Novembro. O livro de ata mais antigo de que se têm informações, é de 13 de janeiro do ano de 1924. No entanto quando Joaquim Didier chegou a Gravatá a banda existia, mas não tinha nome, que foi criado em 1894, quando oficialmente passou a existir na cidade. E desde então, Gravatá começou a acompanhar os passos daquela que se tornaria o xodó de todos os gravataenses e alcançaria o respeito de muitas outras bandas de renome no Estado e fora dele. A banda já se apresentou em várias cidades de Pernambuco: Garanhuns, Belo Jardim etc. e em outros Estados como: Alagoas e Rio Grande do Norte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário