quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Doação de Sangue – HEMOPE e Secretaria de Saúde fazem campanha em Gravatá

Toda uma estrutura será montada para receber os profissionais do Recife (cerca de 15), a campanha será realizada no Posto I e a Secretaria de Saúde colocou a disposição da campanha 20 funcionários. Todo o sangue doado será levado para o Hemope Recife.



Uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá / Secretaria de Saúde e HEMOPE Recife vai realizar em Gravatá no dia 17 de dezembro a partir das 09 da manhã, Campanha de Doação de Sangue, cuja meta estabelecida pelo Hemope Recife é de no mínimo 100 doadores. Toda uma estrutura será montada para receber os profissionais do Recife (cerca de 15), a campanha será realizada no Posto I e a Secretaria de Saúde colocou a disposição da campanha 20 funcionários. Todo o sangue doado será levado para o Hemope Recife.



As pessoas que estiverem dispostas a doar sangue, passarão por uma pesquisa, e se estiverem enquadrados e aptos ao processo de doação, colaborarão com a campanha. O processo é rápido e não dói. Segundo a gerente da Atenção Básica, Leidjane Virães, essa campanha tem sido planejada a alguns meses, envolvendo capacitação dos agentes de saúde e informação a população, “Desde que tivemos conhecimento da realização da campanha, providenciamos capacitação para todos os agentes de saúde do município, afinal são eles que convivem com o povo e repassam a importância de doar, afinal de contas, nós esperamos nunca precisar, no entanto não sabemos o dia de amanhã”, disse Leidjane.



QUEM PODE DOAR:

Homens e Mulheres com idade entre 18 e 65 anos

Peso acima de 50 quilos

Ter saúde boa

PARA DOAR SANGUE É PRECISO:

Apresentar documento oficial de identificação com fotografia (RG / CPTS), Carteira de Motorista

Não ter hepatite, malária ou Doença de Chagas

Não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, como: Sífilis, AIDS, etc.

PARA PROTEGER A SUA SAÚDE E A DO PACIENTE É IMPORTANTE:

Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação.

Comparecer ao local de doação já alimentado, evitando alimentos gordurosos.

Obedecer o intervalo de doação (90 dias) para homens e (120 dias) para mulheres.

Não estar grávida ou amamentando.

Não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

Maiores Informações ligue: 0800 081 1535 Disque Doação de Sangue

Um comentário:

  1. Olá blogueiro, as informações fornecidas são muito importantes e estão corretas. Esclarecemos que os alimentos gordurosos devem ser evitados apenas nas últimas três horas antes da doação. O doador não pode estar em jejum, por isso é oferecido um lanche. Para mais informações ou dúvidas: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir