Saúde – Doação de sangue movimentou o Posto I da Secretaria de Saúde
A vinda do Hemope Recife movimentou o Posto I ao lado da secretaria de Saúde em Gravatá. A parceria firmada entre os órgãos pretendia coletar o sangue de 100 pessoas mas essa meta foi ultrapassada. Nesta quinta feira, 15 profissionais do Hemope compareceram para realizar a campanha entre eles dois médicos, dois assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, agentes de limpeza e auxiliares. A secretaria de Saúde de Gravatá também colocou a disposição profissionais capacitados. Os assistentes de enfermagem davam apoio na triagem dos doadores e os Agentes Comunitários de Saúde fizeram toda uma divulgação nas visitas domiciliares dos últimos dias. Nos oito leitos disponíveis, mais de 100 pessoas passaram mostrando um gesto de solidariedade e amor à vida.
“Essa é a primeira grande parceria que estamos fazendo com o Hemope. A primeira vez aqui no Posto I”, disse a gerente de atenção básica Leidjane Virães. O Hemope estipula sempre uma meta para cada dia de doação, mas até o início da tarde o número de doadores já se aproximava do número estimado. Cada pessoa que comparece não precisa necessariamente ser um doador antigo, muitos novatos estiveram no local. Para isso há uma triagem especial antes do procedimento. “Nós verificamos peso, altura, pressão arterial e pedimos que o paciente se alimente antes de doar”, disse a enfermeira chefe da secretaria de Saúde Carla Moura.
O acompanhamento do doador é constante. Todos os dados sanguíneos são avaliados. O ideal é que o doador compareça a cada quatro meses em qualquer centro do Hemope. “Quando há qualquer alteração que impeça a utilização do sangue do doador o Hemope manda uma correspondência explicado o ocorrido”, disse Leidjane Virães. É uma monitoração importante para quem doa. A doação em Gravatá teve início às 8h e encerrou às 16h. A população de Gravatá mostrou que doar é preciso. “A gente nunca sabe o dia de amanhã. Qualquer um pode precisar”, disse a dona de casa Maria Auxiliadora.
Prefeitura Amiga da Criança – Crianças do Cruzeiro terão Natal inesquecível
O próximo domingo (20/12) será marcado pela emoção e diversão das centenas de crianças que moram no bairro do Cruzeiro. A Secretaria de Ação e Desenvolvimento social de Gravatá irá promover uma grande festa natalina com direito a papai Noel, brincadeiras, distribuição de brindes e muito mais. Ao todo são 280 crianças cadastradas em programas da secretaria a exemplo do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), no entanto, espera-se a presença de bem mais de 300 crianças da comunidade. A festa natalina começa a partir das 14 horas.
A comemoração natalina faz parte do programa Prefeitura Amiga da Criança que acontece todos os fins de semana no bairro. O programa consiste em atividades educativas e pedagógicas, evitando que as crianças pratiquem a mendicância (pedir esmolas aos turistas que visitam o local). Dezenas de profissionais estão envolvidos no Prefeitura Amiga da Criança. Segundo a secretária de ação social, Maria Dulce, o evento busca proporcionar um natal feliz para a comunidade, “Estamos envolvidos com as famílias do bairro e principalmente com as crianças da comunidade. Por esse motivo vamos realizar essa festa com essas crianças e fazer o dia delas, um natal bem feliz”, disse Maria Dulce.
Programa Cidade do Futuro – Saiba como acontece
O Sebrae promoveu uma palestra nesta sexta feira (18) em Gravatá para explicar o Programa Cidade do Futuro e o Programa de Lei Geral Municipal da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte. O objetivo foi mostrar como funciona o programa que pretende formar Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) onde ficarão a cargo de todas as decisões do município sobre o assunto e repassar diretamente à todos os gerentes regionais do Cidade do Futuro em Pernambuco. A palestra foi dada pelo consultor Anatólio Julião e contou a presença do secretário de Turismo João Carlos Ferreira, o secretário de Indústria, Desenvolvimento de Comércio Arnaldo Souza, Secretário de Administração e Finanças Josemir Martins, secretário de Assuntos Jurídicos Carlos Frederico, ACIAG e CDL.
O Cidade do Futuro foi com base em um estudo realizado em diversas cidades no mundo onde uma projeção de cinco anos levantou como seriam essas cidades, suas necessidades e demandas. O objetivo foi preparar planos e estratégias para a melhorias e crescimento dessas cidades. Baseado nisso o Sebrae desenvolveu o programa trazendo para Pernambuco. Cada micro região conta com um consultor para tomar as decisões e acompanhar diretamente os dados passados pelos ADLs. Na palestra desta sexta feira os secretários puderam conhecer como funcionará a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa. Uma série de ações que beneficia o Micro Empreendedor Individual (MEI).
O MEI funcionará da seguinte forma. Uma nova categoria de contribuinte seria criada beneficiando o trabalhador informal. Esse estaria contribuindo com uma pequena quantia ao INSS, ISS e ICS e desfrutaria de todos os direitos como 13°, auxílio doença, auxílio maternidade, pensão por morte, entre outros. Para isso um cadastro prévio será feito através do site www.portaldoempreendedor.gov.br. Esse é um dos braços fortes do Programa Cidade do Futuro. Através de fóruns o município ficará a cargo de decretar a lei que regerá todo procedimento. “Convocamos nesta palestra secretarias estratégicas para a realização do programa em Gravatá”, falou Arnaldo Souza. O prefeito Ozano Brito já assinou o decreto escolhendo os ADLs e para 2010 o próximo passo é decretar os procedimentos legais junto à câmara municipal.
Astronomia – Em 2010 Gravatá se torna cidade astronômica
Em Novembro de 2010, Gravatá se tornará o centro de discussões sobre Astronomia no Brasil e na América Latina com o acontecimento de três grandes eventos na cidade: O 13° ENAST - Encontro Nacional de Astronomia; o VI-EINA - Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia e o II - EBOC - Encontro Brasileiro de Observadores de Cometas. A vinda dos eventos para Gravatá foi articulada pela Sociedade Astronômica do Recife - S.A.R., a Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P, o trade turístico e Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá e o Recife Convention Bureau. Iniciativa que deverá trazer para o município cerca de 800 pesquisadores e estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo, além de simpatizantes da ciência astronômica do nosso Estado.
Na tarde da última quinta-feira (17/12) o secretário de turismo de Gravatá João Carlos, se reuniu com o presidente da AAP e SAR, Audemário Prazeres e com o responsável pelo departamento de marketing da AAP e SAR, Antônio Carvalho. O encontro teve como objetivo discutir alguns pontos sobre o evento e iniciar o planejamento acerca do encontro, incluindo plano de ações e cronograma. Também participou do encontro o presidente da associação de turismo da cidade, Eduardo Cavalcante.
Desse encontro ficaram definidos pontos importantes que fazem o diferencial do evento em Gravatá, como por exemplo, o lançamento de foguetes, sendo um deles com 3 metros de altura. E a simulação do Sputinick, primeiro foguete lançado pelos russos na década de 50. Na época o foguete emitia alguns sinais que podiam ser ouvidos por ondas de rádio, a mesma situação irá acontecer em Gravatá, onde o público irá receber rádios de pequeno porte e observar o lançamento. O evento também será marcado pela valorização maciça da cidade, segundo o secretário de turismo João Carlos, tudo o que se refere à cidade será exposto, “Teremos apresentações culturais especificamente de nossa cidade, mostras de nosso artesanato e muito mais”, adiantou João Carlos. Até o momento a data do evento está definida para acontecer de 13 a 15 de novembro.
Esmolas – Campanha de conscientização acontecerá em Gravatá
A princípio o slogan definido para a campanha é “Esmola não enche barriga, enche as ruas”. A campanha é uma extensão do programa “Prefeitura Amiga a Criança”, lançado há alguns meses no bairro do Cruzeiro. O programa realiza atividades educativas e pedagógicas, todos os fins de semana com as crianças do bairro. Elizeu Vieira falou sobre a intenção das esmolas e a melhor maneira de ajudar as crianças, “Nós entendemos que intenção é boa, mas dar esmolas não resolve o problema. As pessoas que estão realmente interessadas em colaborar com a melhoria de vida dessas crianças, pode procurar o COMDICA, que nós saberemos indicar a melhor maneira de ajudar”, finalizou Elizeu. Ainda não existe data definida para o início da campanha, no entanto, os trabalhos preparatórios já começaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário