domingo, 3 de janeiro de 2010

Nossa Senhora dos Anjos – Fé e Tradição no distrito de Russinhas

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Anjos no distrito de Russinhas em Gravatá acontece há cerca de 127 anos, uma tradição do local que todos os anos atrai centenas de pessoas para a comunidade.



Uma típica festa de interior com direito a parque de diversões, barraquinhas de comidas, procissão, palco com shows e a tradição de uma festa centenária que passa de geração para geração. A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Anjos no distrito de Russinhas em Gravatá acontece há cerca de 127 anos, uma tradição do local que todos os anos atrai centenas de pessoas para a comunidade, cuja população é de 4 mil habitantes em média. Com o apoio da prefeitura, a festa este ano acontece nos dias 2 e 3 de janeiro, com a participação de grandes bandas para animar o evento.



Na noite do último sábado 2 de janeiro, aconteceu a procissão da bandeira de Nossa Senhora dos Anjos, embalados por cânticos e orações os fieis perseveram na fé, não deixando as tradições de lados. A banda de pífanos acompanhou todo o percurso da caminhada. Padre Antônio Urbano é natural do distrito de Russinhas e atualmente é pároco de uma igreja em Caruaru, para ele, a festa na comunidade é o encontro da fé, “Famílias inteiras se reúnem para festejar Nossa Senhora dos Anjos, isso é motivo de fé e esperança, vermos nos dias atuais as pessoas valorizarem a fé”, disse.





Dona Josefa Maria Lopes tem 62 anos e mora em Russinhas há mais de 40, ela é uma das muitas pessoas do local que alcançaram graças através de pedidos a Nossa Senhora, “Eu participo dessa festa desde os meus 18 anos, alcancei muitas graças através de Nossa Senhora, a maior delas foi a benção de meu filho deixar a bebida, ele era alcoólatra e dava muitos problemas, hoje faz seis anos que ele não bebe mais, e minha família tem paz”, disse dona Josefa. A festa também tem seu lado profano com várias atrações musicais. No sábado passaram pelo palco as bandas Forró Doce Mel e Calango Aceso. No domingo é a vez de Helder e Rodrigo e Brucelose.

Um comentário:

  1. Já morei em Russinhas e essa festa é linda.Parabéns pela postagem.
    :)

    ResponderExcluir