terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Frevo é homenageado no Carnaval de Pernambuco

Ruas do Recife se rendem à diversidade cultural do Estado no cortejo em homenagem ao Dia do Frevo (09/02). Bicharada e papangus, entre outros, participam da festa.
É verdade que durante o Carnaval todo dia é dia de frevo. Mas desde que o primeiro registro da palavra apareceu no dia 09 de fevereiro de 1907, como título de uma canção da época, a data foi reconhecida como data comemorativa. Para celebrá-la, em 2010, o Governo de Pernambuco promove, nesta terça-feira (09/02) um grande cortejo popular pelas ruas do centro do Recife.
A concentração está marcada para as 14 horas e parte de dois pontos diferentes na cidade, em frente à Praça Sérgio Loreto e da Praça Maciel Pinheiro, no centro da cidade. Na ocasião, 33 grupos representantes de manifestações culturais de tradição - entre passistas de frevo, ursos, papangus, caboclinhos, maracatus, caiporas e caretas - desfilarão pela cidade com estandartes e bonecos gigantes, acompanhados por 100 músicos da Orquestra Jaguar. O cortejo contará com a participação do homenageado do Carnaval de Pernambuco, Mestre Jaime, criador da Bicharada de Salgueiro.
No início da comemoração, será apresentado o busto produzido pelo artista Abelardo da Hora em homenagem ao carnavalesco Enéas Freire, um dos fundadores do Galo da Madrugada. Este é um reconhecimento do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), ao trabalho de um dos maiores defensores do frevo e da cultura popular pernambucana.
Foi em 1978 que Enéas fundou o Galo da Madrugada, o principal bloco do Carnaval pernambucano. Seu primeiro desfile foi às 5h da manhã e reuniu 75 foliões. Aos poucos, a popularidade do bloco foi aumentando e, em 2006, ele foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo. Em fevereiro de 2009, a agremiação recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Hoje em dia, o bloco começa às 9h e percorre as ruas do centro de Recife durante quase dez horas.
TRIO NO GALO - Neste ano, o Galo da Madrugada chega ao seu 33º desfile com o tema "Galo: Pernambuco de todos os Carnavais”. A escolha do tema faz referência à diversidade cultural pernambucana, com manifestações carnavalescas presentes do Litoral ao Sertão. O Governo do Estado comandará novamente um trio elétrico para participar da festa. Animado pelo cantor Alceu Valença, o desfile promete ser inesquecível com a participação de uma atração internacional. O grupo cubano Steel Band enriquece a programação do Galo com uma apresentação que leva tambores de metal para os mais de um milhão de foliões.

Programação - DIA DO FREVO

Cortejo 1 

Local: Praça Sérgio Loreto, em frente ao Palácio do Galo.
Trajeto: até a Av. Dantas Barreto. 
Concentração: 14h

Conformação do cortejo: 
Clarins 
05 Capoeiristas
Estandartes: Vassourinhas do Recife, Batutas de São José, Pão Duro
Passistas Escola de Frevo
Orquestra do Maestro Nunes 
Homem da Meia Noite
Bicharada de Salgueiro 
Seu Malaquias do Recife 
Caretas 
05 caiporas 
Papangu 
Bloco Lírico Flor da Lira do Recife


Cortejo 2

Local: Rua do Aragão/ Praça Maciel Pinheiro 
Trajeto: até a Av. Dantas Barreto.
Concentração: 14h
Agremiações e ícones carnavalescos das cidades pólos: 
Clarins
Capoeiristas
Estandartes: Pitombeira, Lenhadores do Recife, Bloco da Saudade, Madeira do Rosarinho, Bloco das Flores
Orquestra Jaguar
Bonecos Gigantes: Menino da Tarde, mais bonecos do Recife
Maracatu Matingueiros
Caboclinho Sete Flechas
Caboclinho Canindé
Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Urso Polar de Areias
Clube de Frevo e Fado Taboquinhas de Vitória de Santo Antão.
Boi da Cara Branca do Jordão
Madeira do Rosarinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário