quarta-feira, 12 de maio de 2010

Semana Nacional dos Museus movimenta equipamentos culturais da Fundarpe

 
Entre os dias, 16 e 23 deste mês, público pernambucano poderá conferir exposições
e participar de oficinas nos espaços administrados pelo Governo do Estado

Museus para Harmonia Social. Esse é o tema da oitava edição da Semana Nacional dos Museus, iniciativa promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que será realizada a partir deste domingo (16) até o dia 23. As atividades marcam a comemoração do Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio, e envolve mais de 558 equipamentos culturais do Brasil. No Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) integra o circuito promovendo ações de cunho educativo em quatro equipamentos culturais.
Instalado na antiga Casa de Câmara de Olinda, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), reabre depois de um breve processo de readequação que, nesta primeira etapa, consistiu na pintura das paredes além de realização de pesquisa e higienização do acervo. Para marcar o retorno do espaço, será realizada uma exposição com 30 peças da coleção permanente, que conta com peças de arte sacra – aquela feita para as igrejas – de arte religiosa, que pode agregar elementos da cultura popular. A mostra ficará em cartaz no térreo do espaço, já que o primeiro andar se encontra fechado para reformas. A readequação completa do museu deve ser concluída até o final deste ano.
No Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), entre os dias 18 e 21, haverá exibição de vídeos e visitação de escolas agendadas. No dia 22 o público será recebido com uma mediação teatralizada, a partir das 15h, e poderá participar de uma oficina de confecção de pipa/papagaio, das 14h30 às 17h, ministrada por Felipe Aretakis. Outras duas oficinas – confecção de Mandala e confecção de Origami – e uma mediação teatralizada, realizadas das 15h às 17h, compõem a programação do dia 23. Cada oficina terá 15 vagas disponibilizadas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 3184-3174.
No Museu Regional de Olinda, o público poderá conferir, gratuitamente, no dia 16, uma performance do bonequeiro Pedro Dias, que contará a história do museu através da encenação de dois personagens, a partir das 15h. O artista também apresenta o espetáculo no dia 18, às 9h, para 30 alunos da escola estadual Raimundo Dinis. Logo após, os estudantes participarão atividades lúdicas em que será trabalhada a proposta triangular (ler, codificar e criar) de Ana Mae Barbosa. Os jovens terão acesso a fotos de obras do acervo do Mureo para depois montar um gráfico a partir de suas impressões.
O Museu do Barro de Caruaru (Mubac) também integra o circuito e estará aberto para visitação gratuita durante toda a semana. A partir do dia 17, haverá uma exposição de artesanato desenvolvido a partir de materiais recicláveis pelos integrantes do projeto Tareco e Mariola, do município de Belo Jardim. No dia 20, a artesã Maria do Socorro Silva irá ministrar uma oficina gratuita sobre a arte dos reciclados para os estudantes de escolas públicas de Caruaru e da região do Agreste. As inscrições podem ser feitas no próprio Mubac. Já no dia 21, a técnica de equipamentos culturais da Fundarpe, Mônica Mendonça, ministrará palestra A importância da Educação Patrimonial para o fortalecimento da cultura na cidade de Caruaru para o público, em geral, em dois horários: às 10h e às 14h. 
No Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), o público poderá conferir, além do acervo permanente do museu, as exposições A arte e a cidade, de Erickson Britto, e Ao natural, de Fernando Areias, já em cartaz desde o mês de abril. A primeira reúne 30 obras entre esculturas, maquetes e jóias influenciadas pela arquitetura das grandes cidades e as marcas de urbanização.  A segunda exposição trabalha a natureza viva e luminosa, navegando do figurativo ao impressionismo.
LANÇAMENTO – Entre as ações desenvolvidas pela Fundarpe para a Semana Nacional dos Museus está o lançamento da cartilha Museus: Patrimônio de Todos, da Fundarpe. A publicação apresenta relatos de funcionários e bolsistas de museus gerenciados pela Fundarpe, além de uma entrevista com a museóloga Regina Batista. A cartilha será lançada em versão digital e disponibilizada no Portal Pernambuco Nação Cultural (www.nacaocultural.pe.gov.br) no Dia Internacional dos Museus. A versão impressa será distribuída no encontro do Fórum Estadual de Museus, em junho de  2010. Os exemplares também serão enviados a todos os museus do Estado.
FÓRUM DOS MUSEUS – No dia 16, acontece a iniciativa Use Seus Museus, promovida pelo Fórum dos Museus de Pernambuco em diversos equipamentos museológicos do Estado. O projeto, que conta com apoio da Fundarpe desde a sua primeira edição, em 1991, conta este ano com recrutamento e treinamento de estudantes de curso de Turismo e História de universidades para atuarem como monitores.
MOBILIZAÇÃO – Palestras, seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, mesas redondas, visitas guiadas e exibições de filmes compõem a programação da 8ª Semana Nacional dos Museus. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições. No Estado, serão 38 equipamentos fomentando ações educativas direcionadas para crianças, adolescentes e o público em geral. A temática deste ano traz uma reflexão sobre o papel do museu enquanto instituição conectada com o mundo contemporâneo e interessada na dinâmica política, cultural e social. A primeira edição aconteceu em 2003 e foi pensada com o objetivo de aproximar a interação das instituições museológicas com a sociedade.
Confira a programação completa dos museus gerenciados pela Fundarpe
- Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé - Olinda-PE
Exposição do acervo permanente
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h
- Museu do Estado de Pernambuco Av. Rui Barbosa, 960, Graças - RECIFE-PE
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 17h
16.05 e 17.05  (Visitação gratuita)
Exposições em cartaz: Mitos, Danças e Rituais Indígenas, O Legado Sagrado dos Índios Americanos, 100 anos de comemoração ao Dia Internacional da Mulher e acervo de longa duração do MEPE;
18.05 a 21.05 (terça a sexta-feira)
- Exibição de vídeos;
- Visita mediada para escolas agendadas;
22.05 (sábado)
- Mediação teatralizada para público espontâneo, às 15h;
- Oficina de confecção de pipa/papagaio para todas as idades, das 14h30 às 17h (15 vagas);
23/05 (domingo) – visitação gratuita (das 14h às 17h)
- Mediação teatralizada para público espontâneo, às 15h30;
- Oficina de confecção de Mandala para todas as idades, das 15h às 17h (15 participantes);
- Oficina de confecção de Origami (a partir dos 10 anos), das 15h às 17h (15 participantes);  
- Museu do Barro de Caruaru (visitação gratuita durante toda a semana)
Espaço Cultural Tancredo Neves - Praça Coronel José de Vasconcelos, Nº 100, Centro - CARUARU-PE
Visitação: De segunda-feira a sábado (das 8h às 17h); Domingos (das 9h às 13h)
17.05 a 23.05 (domingo)
Exposição de materiais recicláveis da Associação Tareco e Mariola, do município de Belo Jardim.
20.05 (quinta-feira)
Oficina de Materiais recicláveis com a coordenadora e artesã da Associação do Tareco e Mariola, Maria do Socorro, para 40 crianças de escolas públicas.
21.05 (sexta-feira)
Palestra: A importância da Educação Patrimonial para o fortalecimento da cultura na cidade de Caruaru-PE, ministrada por Mônica Mendonça da Diretoria de Projetos Especiais da Fundarpe. Aberta ao público.  
- Museu Regional de Olinda (Visitação gratuita durante toda a semana)
Rua do Amparo, 128, - Olinda-PE
Visitação: De terça a sexta-feira (das 9h às 12h e das 14h às 18h); Sábados e domingos (das 14h às 18h)
16.05 (domingo)
Performance do bonequeiro Pedro Dias, às 15h.
18.05 (terça-feira)
Apresentação teatralizada dos bonecos de Pedro Dias, às 9h.
Atividade lúdica para 30 alunos Escola Raimundo Diniz, às 10h;
- Museu de Arte Contemporânea (visitação gratuita no dia 18)
Rua Treze de Maio, 157, Varadouro - OLINDA-PE
Visitação: De segunda-feira a sábado(das 9h às 17h); Domingo (das 14h às 17h)
Exposições em cartaz A Arte e a Cidade, de Erickson Britto, e Ao Natural, de Fernando Areias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário