quarta-feira, 30 de junho de 2010

Palestra no Mepe discute características da língua portuguesa no Brasil

Doutora em lingüística Nelly Carvalho aborda influências indígenas e africanas na
consolidação de um modo nacional do uso do idioma. Evento é aberto ao público

As transformações e as variantes da língua portuguesa no Brasil, as peculiaridades e as características do falar do povo. Esses serão os eixos centrais da palestra O Português no Brasil, que a doutora em lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelly Carvalho, ministrará nesta quinta-feira (1º de julho), às 19h30, no auditório Joaquim Cardoso, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe).  A palestra será aberta ao público.
O objetivo do encontro é colocar em discussão o Português como língua única entre Brasil e Portugal, mas que sofreu, em território nacional, influências do Tupi e de línguas africanas – o que não ocorreu no nosso colonizador. A palestra dá ênfase, também, à maneira de falar pernambucana.
“A língua é a chave do tesouro do espírito de um povo. É um assunto que me interessa muito, pois, me faz conhecer cada vez mais a cultura e as características do povo. É a partir da língua de uma nacionalidade que se pode entender a história de uma terra e das pessoas que nela habitam”, declarou a doutora.
Com 30 anos de carreira, Nelly Carvalho, também estudou na Universidade de Lisboa, colabora com artigos para o Jornal do Commercio e integra o Gabinete de Português da Aliança Francesa. A estudiosa tem 12 livros publicados, sendo os mais conhecidos da área de Publicidade: Linguagem da Sedução, e seu último lançamento Empréstimo Linguístico na Língua Portuguesa.


SERVIÇO
Palestra O Português no Brasil
Data: 01/07 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Museu do Estado de Pernambuco - Auditório Joaquim Cardoso
(Av. Rui Barbosa, 960, Graças – RECIFE-PE)
Informações: 3184.3174 / 3184.3170
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário