segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festival de Inverno de Garanhuns começa a semana com força total

A partir desta segunda (19), todos os 17 polos do FIG estarão a pleno vapor.
Destaque para as oficinas culturais e palcos Instrumental e de Cultura Popular

Após um fim de semana com a Esplanada e Guadalajara e o Palco Pop lotados, o 20° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2010) chega ao quarto dia de festa, nesta segunda-feira (19), com todos os seus 17 polos em funcionamento. A partir de agora, o Palco Instrumental, localizado no Parque Ruber Van Der Linden, conhecido como Pau Pombo, e o Palco de Cultura Popular, na Avernida Santo Antônio, abrem a programação com muita música. A maior parte das Oficinas Culturais se iniciam também nesse momento na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), comunidade de remanescentes quilombolas do Castainho e Colégio Pe. Agobar Valença. Na esplanada Guadalajara, público confere Elba Ramalho e o sanfoneiro Mestre Camarão.
Às 10h, as ruas do centro da cidade recebe várias agremiações, num palco montado numa das avenidas mais movimentadas de Garanhuns. A primeira atração do Palco de Cultura Popular será o Grupo Folclórico Bacamarteiro, que vem do município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Vem também da RMR a segunda atração, o afoxé olindense Alafin Oyó. Para encerrar, faz apresentação o Clube Carnavalesco Mixto Elefante de Olinda, prometendo fazer a platéia se sacudir ao som de muito frevo.
Quem aparecer no Pau Pombo, às 18h, vai presenciar a abertura do Palco Instrumental. A primeira banda a se apresentar é Marcos Cabral, de Garanhuns. Em seguida, é a vez dos shows de Uptown Band e Aglaa Costa. Quem fecha a noite é SaGrama.
ARTES CÊNICAS – À tarde, mais precisamente às 16h, têm início as atividades da Lona de Circo do Parque Euclides Dourado, com o espetáuclo Pano de Roda (Grupo Pitanguinha Show). Às 17h, no mesmo parque, mas no Pavilhão de Dança, haverá mostra de coreografias. À noite, às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado, o público será brindado com a peça A Cela, do Groove Estúdio Teatral (BA).
MÚSICA ERUDITA – Segunda-feira é o último dia da programação do Conservatório Pernambucano de Música no FIG. A partir da terça-feira (20), começa o VI Virtuosi na Serra, voltado também para a música erudita. Na programação do CPM, a Orquestra Sinfônica Jovem fará duas apresentações: a primeira marcada para as 16h30 e a segunda, às 21h. A Orquestra Sinfônica Jovem, regida pelo maestro José Renato Accioly, é formada por 70 jovens de 13 a 28 anos que estudam no Conservatório. Em três anos de apresentações gratuitas em capitais e cidades do interior do Nordeste, a Orquestra Sinfônica Jovem, já se apresentou para um público de mais de 20 mil pessoas.
OFICINAS – Nesta segunda-feira (19), centenas de alunos participam de mais 17 oficinas, 12 delas na Aesga, três na comunidade do Castainho e outras duas no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. São elas: Educação Patrimonial; Cultura, Direto e Diversidade; Dança Afro; Jogos e Brincadeiras; Percussão; Home-Studio; Pé no Chão: O Desequilíbrio na Dança Popular Brasileira; o Despertar para as Jóias Artesanais; Cavalo Marinho; Fotografia na Lata (Pinhole); Esculturas Contemporâneas; Realizando com 1 Minuto; Mídias Móveis; Criação de Produtos de Moda: como Entender as Tendências e o Público-Alvo; Voz em Cena; Cama Eléstica – Saltando, Brincando e Aprendendo com o Circo; e Mobilidade em Perna de Pau.
CASTAINHO – Três atrações se apresentam no Palco Multicultural do Castainho, a partir das 17h. A primeira é a Banda de Púfano Quilombolas Euflazino, original do município pernambucano de Carnaíba. Na sequência, tem o som de Dona Celina, de Paudalho, na Mata Norte do Estado.
CINEMA – A Mostra de Cinema FIG continua nesta segunda-feira (19). Às 17h, tem sessão infantil com A Casa Verde, de Paulo Nascimento. Às 19h, haverá exibição do longa Quincas Berro D’Água, de Silvio Machado, seguido do curta-metragem Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos, de Camilo Cavalcanti. Às 21h, as sessões são O Preço da Traição, de Atom Egoyan; e o curta Azul, de Eric Laurence.
POP – A programação do Palco Pop desta segunda recebe a seletiva do projeto itinerante Observa e Toca, com apresentações de bandas do Agreste Meridional. A idéia da iniciativa é impulsionar os grupos locais. Os dois melhores colocados desta edição, tocarão em outra edição do Festival Pernambuco Nação Cultural. Ao final do ano, os três grupo com melhor pontuação, gravarão um DVD no Recife. As bandas que se apresentam na noite desta segunda são: Djair e Banda (Garanhuns); Paulo Isidoro (Garanhuns); Valéria Cavalcanti (Garanhus); Erva Nativa (Jupi); Dressedoll (Canhotinho); e Jarlan Simont (Jupi). A programação está marcada para começar às 18h, no Parque Euclides Dourado.
GUADALAJARA – A abertura do Palco das Multidões, a Esplanada Guadalajara, ficará a cargo da banda pernambucana Casacabulho. Em seguida, tem o show de Gláucio Costa, natural de Garanhuns. O sanfoneiro e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Camarão, será o homenageado no terceiro show da noite. Dono de uma técnica única de tocar acordeom, o músico possui um repertório que não se limita apenas ao forró, mas também transita pelo choro, maxixes e tangos. O encerramento da noite será feito pela cantora paraibana Elba Ramalho. São esperados cerca de 60 mil pessoas para a apresentação. A partir das 23h, tem muito arrastapé no Palco Forró com as bandas Forró do Matulão e Messias do Acordeom, Os Três do Cariri e Dema do Forró.
Programação completa do FIG 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário