sábado, 3 de julho de 2010

São João de Pernambuco celebra tradição em todo o Estado

Entre 17 e 28 de junho, a RMR, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão festejaram
período junino com 10 Polos por onde circularam mais de 1 milhão de pessoas

O São João de Pernambuco 2010 chega ao seu final, valorizando a tradição das manifestações típicas do período junino, como quadrilhas e grupos de forró pé-de-serra. Entre os dias 17 e 28 de junho, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) organizou 10 Pólos de Identidade na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Agreste e Sertão que reuniram mais de 1 milhão de pessoas. Seguindo a linha de interiorização das ações de cultura, passaram pelos palcos 390 atrações, quase todas do próprio estado.
Este ano, a festa também contou com a parceria da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que apoiou 31 municípios com potencial turístico, totalizando 41 focos de animação em todo o Estado. A Fundarpe organizou os Polos da Casa da Cultura, noRecife, o de Aliança, na Zona da Mata; o de Bezerros (Serra Negra), no Agreste; e, no Sertão, os de Afogados da Ingazeira, Cabrobó, Parnamirim e Tacaratu.
O homenageado do São João de Pernambuco 2010 foi o compositor Accioly Neto. Natural da cidade de Goiana, compôs mais de 800 músicas compostas, gravou 10 discos e teve cerca de 300 composições cantadas por artistas nacionais. Chegou a passar no vestibular de Medicina, mas desistiu do sonho que era da sua família para seguir a paixão pela música popular brasileira e pela cultura nordestina. Faleceu no ano de 2000, em conseqüência de um aneurisma cerebral.
RMR – No Grande Recife, o Polo do Arraial da Tomazina foi realizado entre os dias 23 e 26, contando com 14 bandas e 12 DJs. Promovido pela Prefeitura do Recife, com apoio da Fundarpe, evento agitou cerca de 20 mil pessoas. Com a programação iniciando sempre às 21h, local contou com atrações do cenário musical local e nacional. Pelo palco Rock Tomazina passaram nomes como Jr. Black (PE), Volver (PE/SP), Escurinho (PB), Maquinado (SP), Catarina Dee Jah (PE). Na Moeda Eletrônica, Roots Rock Revolution (EUA), Lala K (PE), Hanuman (RJ) e Dany Andrade (AL), entre outros, comandaram as pik ups.
Já na Casa da Cultura, o arrastapé foi do dia 21 a 28 de junho, por onde passaram 25 atrações, entre grupos de forró, caboclinho, coco e maracatu. Uma verdadeira diversidade de ritmos que valorizou a cultura regional e a tradição popular, reunindo cerca de 300 pessoas.  Adiel Luna, Sérgio Cassiano, Trunvica, Selma do Coco, Agostinho do Acordeon, Roberto Cruz e Aurinha do Coco foram alguns nomes que se apresentaram no palco Nelson Ferreira.
Em Olinda, o festejo foi realizado na Casa da Rabeca do Brasil, em Cidade Tabajara. Com uma lona de circo montada na área externa, o público teve mais comodidade para dançar ao som de artistas como Nando Cordel, Novinho da Paraíba e Famíia Salu e a Rabeca Encantada. Um público de cerca de 40 mil pessoas esteve presente e o total de shows foi de 36.
ZONA DA MATA – O Polo de Aliança, na Mata Norte, recebeu 43 atrações entre os dias 23 e 28. Pela cidade, conhecida pela grande quantidade de maracatus rurais, passaram cerca de 25 pessoas. Na programação, além de shows de Santanna, Alceu Valença, Falamansa e Irah Caldeira, houve também o 28° Encontro de Sanfoneiros da Região, reunindo 18 músicos, e um cortejo de cultura popular com a Escola de Samba Imperiais do Ritmo, Coco Popular de Aliança, Boi Faceiro e Quadrilha Junina Lumiar.
AGRESTE – Com um público médio de 5 mil pessoas por dia, os shows no Pólo de Identidade de Serra Negra, em Bezerros, no Agreste, empolgaram visitantes e moradores da região.  Em seis dias de festas – entre os dias 23 e 28 de junho – foram 32 atrações. Além disso, o Grupo Folclórico Batalhão 44 Bacamarteiros fez exibição às 16h, nos dias 24 e 27. Enquanto os cortejos – Boi Jardim e Ciranda Estrela, de Aliança; Coco de Amaro Branco com a Mestra Ana Lúcia, de Olinda; e a Quadrilha Aquarela Nordestina, de Recife - aconteceram às 13h do domingo (27).   
SERTÃO – O São João 2010 do Polo de Identidade de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, trouxe ao Pátio de Eventos, na Praça da Nossa Senhora da Saúde, cerca de 15 mil pessoas nos seis dias de festa. Destaques para o show de Amelinha e Alcymar Monteiro, que chamaram os maiores públicos, com cerca de 3 mil pessoas, de acordo com dados da Polícia Militar, que esteve presente com uma viatura de plantão todas as noites, junto com uma ambulância da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tacaratu. Apresentaram-se no palco 20 atrações.
No Polo de Cabrobó, também no Sertão, foram contabilizadas 21 mil pessoas. Por dia, aproximadamente três mil acompanharam os shows no Pátio de Eventos. Na quarta-feira (23), sábado (26) e segunda (28), mais de quatro mil moradores e turistas conferiram a programação. No total, 26 apresentações culturais comandaram a animação do público cabroboense, sendo oito grupos locais e 18 de outras localidades. Os shows de Beto Barbosa, Eliane (Rainha do Forró), Josildo Sá, Raniere e Maciel Melo foram os mais esperados. O esquema de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social garantiu a festa da cidade. Não foi registrada nenhuma ocorrência.
Em Arcoverde, a festa durou 12 dias. Foram mais de 140 atrações, entre locais, regionais e nacionais, que atraíram um público estimado em 1 milhão de pessoas. No último dia de shows, cerca de 50 mil pessoas compareceram à Praça da Bandeira, no centro da cidade, para se despedir da festa e assistir à apresentação do cantor Santanna. Entre as atrações que agitaram o público entre os dias 17 e 28 de junho destacam-se nomes como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Fagner, banda Magníficos, Coco Raízes de Arcoverde, Capim Cubano, Geraldinho Lins e Geraldo Azevedo. De acordo com o secretário de Turismo de Arcoverde, Albérico Pacheco, foram gerados cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos no período.
Ao todo, passaram pelo Polo de Parnamirim – cujo homenageado foi o músico local Chico Agra – 26 artistas, sendo nove deles parnamirinenses. Nomes como Flávio Leandro, Trio Virgulino, Nádia Maia, Três do Cariri e Paulo Matricó levaram muito forró, xote e baião ao público de cerca de 7,2 mil pessoas.
No período junino, Afogados da Ingazeira viveu um momento intenso de celebração das tradições juninas. Ao todo, 16 atrações se apresentaram no palco montado pelo Governo do Estado. Nomes consagrados como Petrúcio Amorim, Nando Cordel e Maciel Melo dividiram o espaço com artistas locais como Lindomar e Banda e Os Três do Pajeú. Seis trios de pé-de-serra da região também participaram do São Jõao no espaço voltado para o forró tradicional, mais cedo, às 17h, esquentando o público para os shows do palco principal, a partir das 22h. Cerca de 15 mil pessoas circularam no centro esportivo do município, onde estava instalado o palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário