A 10ª Festa da Renascença, em Pesqueira, no Agreste Central, será aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (11), no palco montado na Praça Dom José Lopes, onde haverá o Desafio Nordestino de Poetas Catadores e shows musicais. Até o dia 14, a cidade – famosa pela produção de renda do tipo renascença e fabricação de doces – recebe uma programação extensa, incluindo nove oficinas de formação e cortejos de cultura popular.
A Festa integra o calendário do Festival Pernambuco Nação Cultural, série de celebrações realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em todas as quatro macrorregiões pernambucanas, promovendo não somente o intercâmbio entre as diferentes localidades do Estado, mas também incentivando o debate sobre políticas públicas por meio de fóruns setoriais e regionais. Este ano, o Festival Pernambuco Nação Cultural já passou pelas cidades de Goiana, na Mata Norte; São José do Belmonte, no Sertão Central; Garanhuns, no Agreste Meridional; e Triunfo, no Sertão do Pajeú. Até o fim do ano, serão contempladas os municípios de Gravatá, Taquaritinga do Norte, Petrolina, Palmares, Floresta e Exu.
DESAFIO DE CANTADORES – O Desafio Nordestino de Poetas Cantadores que, este ano, vem sendo realizado durante todas as etapas do Festival Pernambuco Nação Cultural terá início às 20h30. Ao todo, passarão pelo palco cinco duplas de cantadores mais a participação de dois aboiadores e a declamadora Vassula.
A ordem das apresentações será sorteada na hora. Uma vez escolhida, a dupla terá que desenvolver os versos de acordo com um tema, que também só é conhecido segundos antes de começar o embate. Obrigatoriamente, os participantes deverão abordar três estilos da cantoria: uma sextilha (com estrofes de seis versos), um mote de sete sílabas e outro decassílabo (com 10 sílabas). Um gênero final, à escolha do competidor, também será permitido, mas sem contar pontos.Uma comissão julgadora, com vasta experiência em cantoria ficará com a responsabilidade de eleger os melhores pares. Quem vencer leva um par de troféus, além do prêmio de R$ 1 mil mais o cachê da apresentação.
Participam da disputa as duplas do grupo A: Raulino Silva e Jonas Bezerra; Zé Cardoso e Gilberto Alves; Edivaldo Zuzu e Severino Dionísio; Severino Feitosa e Luciano Leonel; e Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. Após o Desafio, a população conta com apresentações de Bongar e Givaldo e os Bons do Forró.
OFICINAS – A programação de oficinas tem início nesta quarta-feira, com a realização de três delas: Educação Patrimonial, Mídias Móveis - As Rendeiras e Adereços Carnavalescos. A primeira será realizada no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já as demais têm uma duração maior – de 11 a 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As aulas serão realizadas no Instituto São Francisco. As inscrições podem ser feitas a partir das 9h às 12h e de 14h às 17h, na Secretaria de Turismo de Pesqueira.
OBSERVA E TOCA – A programação da quinta-feira (12) contará com quatro atrações da região que participam do projeto itinerante Observa e Toca. As bandas Mestre Librina e Maracatu Pra Tu, de Gravatá, e os artistas Erisson Porto e Tony Maciel, de Caruaru, vão se apresentar numa seletiva em que serão julgados por uma comissão formada por representantes da comissão regional e setorial de música da Fundarpe. Ao final dos shows, os jurados escolherão os dois melhores grupos que, como prêmio, terão direito a tocar em outras etapas do Festival Pernambuco Nação Cultural. No fim do ano, os três mais bem pontuados terão direto a gravar um DVD ao vivo, gratuitamente. Após a seletiva, o público confere os shows de Edilza e Nando Cordel.
FIM DE SEMANA – A programação do palco no fim de semana conta com grandes shows. A sexta-feira (13), sobem ao palco as atrações Valéria Cavalcanti (vencedor da seletiva FIG, Caruaru), Antúlio Madureira, José Augusto e Geraldinho Lins. Já no sábado (14), o público confere as apresentações de Ambrosino Martins (vencedor da seletiva de Triunfo do Observa e Toca), Ópera Banda Show, Nando Reis e Luiz e Davi.
CORTEJOS – As ruas do centro de Pesqueira vão ser invadidas por grupos de cultura popular na tarde do sábado (14), num grande cortejo. A concentração do desfile será na Praça Comendador José Didier (Praça da Rosa) com participação de Maracatu de Baque Virado Cambindas Velhas, Caiporas de Pesqueira, Caboclinho Urubatan de Timbaúba, Bloco das Laursas, Maracatu Piaba de Ouro, Orquestra Maestro Madudeira e Caretas de Triunfo, Ziriguidum e Maracatu Porto Rico.
PROGRAMAÇÃO DA 10ª FESTA DA RENASCENÇA
DIA 11 (QUARTA-FEIRA)
A partir das 20h30
Local: Praça Dom José Lopes
Desafio Nordestino de Poetas Cantadores:
Duplas:
Raulino Silva e Jonas Bezerra
Zé Cardoso e Gilberto Alves
Edivaldo Zuzu e Severino Dionísio
Severino Feitosa e Luciano Leonel
Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano
Emboladores: Bentevi Pereira e Estrela da Poesia
Declamador: Chico Pedrosa
Shows:
Bongar (Olinda)
Givaldo e Os Bons do Forró (Pesqueira)
DIA 12 (QUINTA-FEIRA)
A partir das 21h
Local: Praça Dom José Lopes
Shows da Seletiva Observa e Toca
Mestre Librina (Gravatá)
Erisson Porto (Caruaru)
Maracatu Pra Tu (Gravatá)
Tony Maciel (Caruaru)
Shows
Edilza (Recife)
Nando Cordel
DIA 13 (SEXTA-FEIRA)
A partir das 21h
Local: Praça Dom José Lopes
Shows
Valéria Cavalcanti (vencedor da seletiva FIG, Caruaru)
Antúlio Madureira (Recife)
José Augusto (São Paulo)
Geraldinho Lins (Recife)
DIA 14 (SÁBADO)
A partir das 16h
Concentração: Praça Comendador José Didier (Praça da Rosa)
Cortejo pelas ruas do Centro
Maracatu de Baque Virado Cambindas Velhas
Os Caiporas
Caboclinho Urubatan de Timbaúba
Bloco das Laursas
Maracatu Piaba de Ouro
Orquestra Maestro Madudeira e Caretas de Triunfo
Ziriguidum
Maracatu Porto Rico
A partir das 21h
Local: Praça Dom José Lopes
Shows
Ambrosino Martins (vencedor da seletiva de Triunfo,Triunfo)
Ópera Banda Show (Pesqueira)
Nando Reis (Rio de Janeiro)
Luiz e Davi (Serra Talhada)
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário