domingo, 8 de novembro de 2009

GRAVATÁ SEDIARÁ EM 2010 O MAIS IMPORTANTE EVENTO DE ASTRONOMIA DO PAÍS

A cidade deve receber mais de 800 estudiosos e pesquisadores, fruto da eficiente articulação da Secretaria Municipal de Turismo associada ao trade turístico local, Convention Bureau e Sociedade de Astronomia



Em Novembro de 2010, Gravatá se tornará o centro de discussões sobre Astronomia no Brasil e na América Latina com o acontecimento de três grandes eventos na cidade: O 13° ENAST - Encontro Nacional de Astronomia; o VI-EINA - Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia e o II - EBOC - Encontro Brasileiro de Observadores de Cometas. A vinda dos eventos para Gravatá foi articulada pela Sociedade Astronômca do Recife - S.A.R., a Associação Astronômca de Pernambuco - A.A.P., o trade turistico e Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá e o Recife Convention Bureau. Inciativa que deverá trazer para o município cerca de 800 pesquisadores e estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo, além de simpatizantes da ciência astronômica do nosso Estado.

O ENAST é um evento de expressão nacional que já aconteceu em grandes cidades como o Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Gravatá será a primeira cidade do interior do Nordeste a sediar o encontro, considerado o mais importante espaço de intercâmbio e de integração pelos astrônomos profissionais e amadores do Brasil e da América Latina. Dentro da programação, mini-cursos, exposição de réplicas de foguetes e meteoros, montagem de planetário, palestras e apresentações para estudantes locais

O secretário de Turismo de Gravatá João Carlos Ferreira - Cali fez um intenso trabalho de promoção da cidade junto aos organizadores e participantes do evento em Londrina. A sua apresentação com fotos e informações sobre a cidade e exibição de um vídeo mostrando os atrativos de Gravatá foi imensamente aplaudida. Junto a representante do Convention Bureau ele ainda mostrou a gastronomia Pernambuco através do bolo de rolo e distribuiu bonequinhas da sorte e garrafas com o ar de Gravatá, objetos disputados pelo público, encantados com a cidade.

“Saímos desse evento com a confirmação imediata de mais de 300 pessoas, que independente de qualquer coisa querem ir à Gravatá de todo jeito. A cidade seduziu as pessoas através das suas imagens, que somadas as informações definiu o destino do próximo encontro”, disse Cali, que acrescentou o evento trará grande projeção para a cidade. A Associação de Turismo de Gravatá através do seu presidente Eduardo Cavalcanti se empenhou bastante neste projeto, articulando e garantindo passagens aéreas e hospedagem para o secretário na ida a Londrina. O astrônomo Audemário Prazeres, professor, consultor e presidente da Sociedade Astronômica do Recife - S.A.R., fundada em 1973, e Presidente-Fundador da Associação Astronômca de Pernambuco - A.A.P., fundada em 1985, foi outro grande incentivador nessa experiência que mostra que a parceria rende bons frutor para todos, especialmente para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário