segunda-feira, 29 de março de 2010

Exposição faz analogia entre o sacro e o profano

Mostra no Museu Regional de Olinda revela as similaridades entre
símbolos de manifestações culturais populares e de procissões religiosas

O que pode haver em comum entre estandartes de manifestações culturais populares e bandeiras de procissões católicas? A exposição Estandartes e Bandeiras, que entra em cartaz no Museu Regional de Olinda (Mureo) esta semana, traz uma reflexão sobre a questão. A abertura da mostra será às 10h desta quarta-feira (31) e o público poderá visitar o local, gratuitamente, até o dia 11 de abril.
A exposição reunirá estandartes e flabelos de manifestações populares como maracatus, afoxés, blocos líricos, agremiações e bandeiras que percorrem as ruas de Olinda e do Recife à frente de procissões católicas. Além de representarem importantes berços do catolicismo e da efervescência cultural do Estado, os dois municípios foram escolhidos pelos organizadores da exposição como forma de homenagear os aniversários das cidades-irmãs, festejados no dia 12 de março.
A intenção da mostra é apresentar ao público os pontos de encontro entre os estandartes e as bandeiras religiosas a partir de uma análise histórica, social e semiológica. A convergência entre o sacro e o profano propõe uma leitura de duas manifestações que, por mais distintas que sejam, estão relacionadas por uma fundamentação histórica, que remonta ao período da Idade Média. 
Os visitantes poderão ter uma experiência prática com a exposição por meio da confecção de estandartes e bandeiras com matérias mais simples como cartolina, que serão disponibilizados pelo Mureo. Estudantes matriculados nas escolas que circundam o Museu também participarão das atividades.  Manifestações como o Bloco Flor da Lira, o Afoxé Oxum Pandá, o Maracatu Nação de Luanda e o Maracatu Leão Coroado estão representadas na mostra, assim como as bandeiras das procissões de São Pedro Mártir, São Brás e de Nossa Senhora de Guadalupe.
NOVAS DIRETRIZES – A exposição é resultado de um novo modelo de gestão em fase de implementação no Mureo, que busca a integração do público com ações educativas. Um exemplo deste trabalho ganhou forma em fevereiro passado através de uma oficina de máscara promovida pelo Mureo. A expografia do local também passará por mudanças, permitindo uma maior compreensão do acervo exposto.
SERVIÇO
Exposição Bandeiras e Estandartes
Local: Museu Regional de Olinda - Rua do Amparo, 128, - OLINDA-PE
Abertura: 31/03
Horário: às 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário