A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) irá anunciar, na próxima segunda-feira (12), os projetos aprovados no edital estadual do Cine Mais Cultura. O anúncio será feito às 10h, no Cinema São Luiz, e contará com a presença da secretária de articulação institucional do Ministério da Cultura (MinC), Silvana Meireles e da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo.
Parceria entre o MinC a Fundarpe, o Cine Mais Cultura vai viabilizar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm muito acesso à produção audiovisual brasileira, sobretudo no semi-árido pernambucano. Através de edital, os cines aprovados irão receber a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo o país.
Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a implantar o Cine Mais Cultura localmente. As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os contemplados no edital recebem equipamentos de exibição de filmes, câmera filmadora, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais.
Atualmente, Pernambuco conta com sete projetos aprovados pelo edital nacional do Cine Mais Cultura de 2008, sendo seis ligados a pontos de cultura. São eles os Pontos de Cultura Coco de Umbigada, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Centro Cultural Farol da Vila, Escola Pernambucana de Circo, Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (Afav), e Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (Abmam), responsável pelo Ponto de Cultura Alto do Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário