Aniversário de 124 anos de nascimento do poeta pernambucano, comemorado nesta
segunda (19), será lembrado com programação especial no Espaço Pasárgada
segunda (19), será lembrado com programação especial no Espaço Pasárgada
O escritor Manuel Bandeira será reverenciado no Espaço Pasárgada durante uma semana de intensa atividade em comemoração ao seu aniversário de nascimento. Da próxima segunda-feira (19), data em que o poeta completaria 124 anos, até a sexta-feira (23) – com exceção do dia 21, feriado de Tiradentes – o espaço localizado na Rua da União receberá palestras, recitais de poesia, intervenções urbanas e mesas redondas sobre obra e vida do pernambucano. Cerca de 150 estudantes de escolas da rede pública e privada de ensino também participarão do evento, que é aberto ao público.
A abertura da semana, no dia 19, terá início às 10h com um Plantão Literário, com Maésia Cândido e Si Cabral. Na sequência, às 15h, o público assistirá à conferência ministrada pelo escritor André Cervinskis e a antropóloga Fátima Quintas com o tema Bandeira e o Regionalismo.
A segunda-feira ainda conta com uma intervenção urbana, em frente ao Espaço Pasárgada, levando ao público a musicalidade presente na obra de Bandeira na voz de Miriam Brindeiro, e uma mesa redonda com Cyl Galindo, Teca Carlos, Alexandre Santos e Zuyla Cartaxo sobre “Os Desafios da Literatura para a Juventude” e “O livro virtual”.
No dia 20, terça-feira, o público confere a leitura de poemas por Sérgio Leandro, além da palestra “Manuel Bandeira - O poeta da vida inteira”, com explanação de Fernanda Jardim. Na quinta-feira (22), a escritora Ana Maria César recitará trechos de obras de Bandeira. O documentário “O Poeta do Castelo”, de Joaquim Pedro de Andrade, será exibido na sexta-feira (23), seguido de um debate com a coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Carla Francine; o gestor e técnico em comunicação do Museu da Imagem e do Som, Geraldo Pinho e Pedro Arão, respectivamente.
Durante toda a semana, além do público em geral, o Espaço Parsárgada também receberá 150 alunos das redes pública e privada de ensino. “Não tinha como pensar essa homenagem a Manuel Bandeira sem a integração dos estudantes. Nós constatamos, através das visitas feitas pelas escolas ao espaço, que existe uma forte identificação dos jovens com a obra do escritor”, justifica a gestora do equipamento, Selma Coelho.
CASA DO POETA – O Espaço Pasárgada está instalado em um antigo sobrado, na Rua da União, onde Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. A casa, construída em 1825, foi tombada pela Fundarpe em 1983 e se transformou em um espaço que referencia a obra do poeta em ocasião do seu centenário, em 19 de abril de 1986. A estrutura inclui uma sala de estudos literários, biblioteca de literatura pernambucana e acervo com a obra completa de Bandeira.
SERVIÇO
Semana Manuel Bandeira
Período: 19/04 a 23/04
Local: Espaço Pasárgada - Rua da União, 263, Boa Vista - Recife-PE
Informações - 3184-3091
ENTRADA FRANCA
Confira a programação completa da Semana Manuel Bandeira
19/03 | Segunda-feira
10h a 12h - Plantão Literário - Maésia Cândido e Si Cabral
15h - Conferência de abertura - Bandeira e o Regionalismo - André Cervinskis e Fátima Quintas; Relançamento do livro “A identidade do Brasil em Manuel Bandeira”, de André Cervinskis
16h - Leitura pública de poemas de Manuel Bandeira - Miriam Brindeiro e poetas convidados
18h - Coffee Break
19h a 20h30 - Mesa Redonda - Desafios da Literatura para a Juventude e O livro virtual com Cyl Galindo, Alexandre Santos, Zuyla Cartaxo e Teca Carlos
20h30 a 21h - Recital com Alunos da Fafire e poetas convidados
20/04 | Terça-feira
10h - Leitura de Poemas por Sérgio Leandro
14h a 17h - Palestra “Manuel Bandeira - O poeta da vida inteira” - Fernanda Jardim
21/02 | Quarta-feira (FERIADO)
22/04 | Quinta-feira
15h - Recital com Ana Maria César.
23/04 | Sexta-feira
15h – Exibição do documentário “O Poeta do Castelo”, de Joaquim Pedro de Andrade, seguido de debate com Carla Francine, Geraldo Pinho e Pedro Arão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário