quinta-feira, 15 de abril de 2010

Artesãos de Gravatá serão cadastrados pelo Ministério da Indústria e Comércio

O documento possibilitará a isenção de ICMS e outros benefícios além catalogar um registro socioeconômico dos artesãos do Brasil



Através de um programa do Ministério da Indústria e Comércio Exterior, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco vai cadastrar os artesãos de Gravatá para emissão de carteiras dentro do Programa Artesão Brasileiro (PAB). Com o documento, os trabalhadores poderão assegurar a comercialização do artesanato com isenção de ICMS e outros benefícios, além de fundamentar uma comparação do nível sócio-econômico do artesão no Estado e no restante do país. Essas informações também subsidiarão a definição de políticas públicas e o planejamento de ações. O cadastro ocorrerá entre os dias 19 e 20 desse mês.

Em Pernambuco são 72 municípios que terão os artesãos cadastrados. Importantes pólos na produção artesanal. Gravatá se configura como uma das cidades destaque nesse tipo de comércio. Hoje conta com uma Associação dos Artesãos que produz de móveis a pequenina Bonequinha da Sorte. Funcionando desde o ano 2000, são mais de 60 artesãos trabalhando em forma de cooperativa. A renda dos produtos é dividida e uma parte retirada para as despesas. A sede funciona na antiga Estação Ferroviária, hoje é a Estação do Artesão. Produtos para todos os gostos e bolsos com preços que variam de R$ 1,50 a R$ 350 reais. Outro ponto de venda é a Rua Duarte Coelho, conhecida como Pólo Moveleiro. Centro comercial importante dos produtos típicos gravataenses onde em na alta temporada o movimento chega a triplicar gerando renda extra e emprego.

O artesão deverá comparecer no Círculo Operário a partir das 9h e apresentar os seguintes documentos

- Carteira de Identidade
- CPF
- Atestado de residência (conta de água, luz ou telefone)
- 03 fotos 3x4
- Comprovante caso tenha participado de cursos, seminários ou encontros

Nenhum comentário:

Postar um comentário